Título: Grupos investem R$ 1,2 bi no porto do Rio
Autor: Torres, Sergio ; Gonçalves, Glauber
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2011, Economia, p. B17

Os grupos Libra Terminais, MultiRio e MultiCar vão investir R$ 1,2 bilhão na expansão dos terminais de contêineres e de roll-on roll-off (veículos) do porto do Rio. As obras começarão ainda este ano, anunciou ontem a Companhia Docas do Rio de Janeiro.

Em 2010, os terminais movimentaram 400 mil contêineres de 20 pés (os TEUs) e 243 mil veículos. Com a ampliação, a capacidade subirá para 2 milhões de TEUs anuais até 2020 (aumento superior a 700% ante o movimento atual). O de veículos crescerá 34%, chegando a 326 mil unidades/ano.

O diretor-presidente de Docas, Jorge Luiz de Mello, disse que a expansão dos terminais só é possível porque está em conclusão a dragagem do porto. A profundidade nos terminais de contêineres passará de 13 metros para 15 metros, o que permitirá a chegada de navios com até 8 mil contêineres. "Antes era possível receber somente navios até 5 mil contêineres", disse ele.

O porto do Rio movimenta hoje 9 milhões de toneladas por ano nos dois terminais. A expectativa da Docas e dos grupos arrendatários do porto, que se estende do centro ao bairro do Caju (zona norte), é de que as operações atinjam 25 milhões de toneladas até 2018, após a expansão.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou os projetos este mês. Os investimentos da MultiTerminais, que reúne a MultiRio e a MultiCar, somarão R$ 492 milhões, em obras civis e equipamentos modernos.

No terminal de contêineres da MultiRio está prevista a ampliação do cais dos atuais 533 metros para 800 metros. O cais terá dois berços capazes de receber a atracação de navios Super Post Panamax - de 300 a 347 metros de comprimento, com capacidade acima de 8 mil TEUs.

O investimento da Libra Terminais será de R$ 432,2 milhões em obras e de R$ 340 milhões em equipamentos, tecnologia e novas edificações. As obras terão três fases. A primeira incluirá a ampliação do cais em 120 metros até o segundo semestre de 2012 e um aterro de 39.865 m², orçado em R$ 82 milhões, previsto para entrar em operação em 2015. A segunda levará o cais aos 800 metros projetados. A terceira prevê a ampliação em 54 mil m² da retroárea do terminal de contêineres.