Título: Montanha de lixo vai virar parque ecológico
Autor: Iwasso, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2011, Vida, p. A24

TEL-AVIV (ISRAEL)

A estação de reciclagem de Hiriya está localizada a leste de Tel-Aviv, em uma região que está recebendo investimentos do governo para ser considerada um símbolo de recuperação de uma área degradada. O objetivo é transformar o terreno de 2 mil hectares em uma nova área verde, que deverá ser batizada de Parque Ariel Sharon. A previsão é que o parque esteja pronto em 2020.

O maior desafio é recuperar uma montanha de 60 metros de lixo, acumulado ao longo de décadas em 450 metros quadrados. Os esforços para revitalizar o local já começaram - e a montanha de lixo, que pode ser vista de várias partes da cidade, começou a ser tratada gradualmente.

Também foi construído um sistema de tratamento de esgoto que usa plantas, como lírios aquáticos. Bactérias que se proliferam nas raízes das plantas são capazes de quebrar as toxinas, purificando a água, que depois é utilizada na irrigação. À primeira vista, o sistema parece um grande jardim aquático.

Na última construção da área há um centro de visitantes, onde tudo foi construído com materiais reciclados - cadeiras, luminárias e outras peças de decoração. O centro recebe estudantes, turistas e visitantes interessados em aprender mais sobre ecologia e meio ambiente.