Título: Críticas de rebeldes líbios levam Argélia a fechar fronteira
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2011, Internacional, p. A10

A Argélia anunciou ontem o fechamento de sua fronteira com a Líbia no Deserto do Saara em resposta às declarações do Conselho Nacional de Transição líbio, que havia classificado o refúgio à família Kadafi como "ato de agressão". Em pronunciamento virulento contra Argel, rebeldes reprovaram o abrigo concedido à mulher e a três filhos de Muamar Kadafi na segunda-feira.

O protesto foi feito pelo porta-voz do CNT, Mahmoud Chamman. "Nós nos comprometemos a dar um julgamento justo a todos esses criminosos e consideramos que o refúgio é um ato de agressão. Aconselhamos todos a não proteger Kadafi e seus filhos. Nós os perseguiremos onde eles estiverem e os prenderemos."

As advertências foram feitas 18 horas depois que chancelaria da Argélia confirmou a chegada de Hannibal, Mohamed e Aicha, filhos do ditador, e de Safia, sua segunda mulher. O refúgio da família Kadafi foi concedido por "razões humanitárias", após a entrada de todos pela fronteira de Tinkarine. Aicha estava grávida e teria tido o bebê em meio à fuga.