Título: Indústria paulista cresce em julho 0,3%, pior índice desde 2006
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2011, Economia, p. B1

Nível de confiança dos empresários, o mais baixo desde dezembro de 2010, é sinal negativo [br]das condições do setor

O Indicador de Nível de Atividade (INA) apurado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) fechou julho com ligeira alta de 0,3%, na comparação com junho, considerando o ajuste sazonal. Na leitura sem ajuste, o indicador subiu 0,6% em julho, ante junho.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o INA fechou em alta de 0,1%. No acumulado do ano, o indicador subiu 2,5%, enquanto em 12 meses a variação foi de 3,5%.

O baixo crescimento de 0,3% do INA em julho é o pior resultado para o mês desde 2006, quando o indicador fechou em 0,9%, afirmou ontem o diretor do Departamento de Economia e Pesquisas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini. "A atividade industrial tem sofrido o impacto da crise externa e do real valorizado", disse.

Em junho, houve uma revisão do INA em relação a maio. Pela série com ajuste, o dado foi recalculado de -0,1% para -0,4%. A leitura sem ajuste passou de -0,9% em junho, ante maio, para -1,5%.

Já o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) fechou julho em 83,1%, ante 83% em junho, sem ajuste sazonal. Na leitura com ajuste sazonal, o indicador encerrou no mês passado em 82,7%, ante 82,2% em junho.

Confiança. Com relação ao Sensor, que mede o nível de confiança dos empresários, Francini disse que a taxa de 47,3 pontos registrada em agosto é a mais baixa desde dezembro de 2010, quando atingiu 47 pontos. A avaliação do diretor é de que este indicador está sinalizando uma piora das condições do setor. "O Sensor mostra que o sinal de alerta está ligado porque agosto é um mês em que a indústria normalmente registra picos de produção, uma vez que começa a se preparar para as entregas de fim do ano."