Título: Siderúrgicas reduzem expectativas de produção anual
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2011, Economia, p. B1

Volume total de aço bruto fabricado no País deve atingir 36,3 milhões de toneladas esta ano, ante projeção de 39,4 milhões

A expectativa de desaquecimento da economia brasileira fez o Instituto Aço Brasil (IABr) revisar para baixo a projeção da produção nacional de aço bruto, para 36,3 milhões de toneladas em 2011. O número é inferior às 39,4 milhões de toneladas esperadas inicialmente, mas 10,5% maior do que o registrado em 2010.

A revisão da produção reflete, sobretudo, a expectativa por uma menor demanda do mercado interno, a persistência de estoques elevados e a competição com os importados, particularmente em setores consumidores intensivos de aço. O consumo aparente deve cair 0,9%, com um total estimado em 25,87 milhões de toneladas, mesmo com o aumento de 8,9% das vendas internas, projetadas em 22,5 milhões de toneladas.

"Ainda assim, é um crescimento (da produção frente a 2010) que está aqui basicamente representado pela entrada da CSA, que é aço para a exportação", disse Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do IABr.

As exportações de aço bruto devem chegar a 12,22 milhões de toneladas em 2011 (US$ 8,5 bilhões), 24,8% maiores que o volume exportado em 2010; as importações devem recuar 42,4%, num total de 3,40 milhões de toneladas (US$ 4 bilhões).

Mas o instituto alerta que a balança comercial do consumo indireto de aço (produtos que têm parcela significativa de aço em sua fabricação) no País deve ficar negativa em 1,899 milhão de toneladas em 2011, com exportações indiretas em 2,779 milhões de toneladas e importações em 4,678 milhões de toneladas.

"Isso é aço contido que vem por conta de todos os artificialismos, mas que mostra que a nossa cadeia produtiva está sendo atacada por todas essas importações. Essa é a nossa maior preocupação", declarou Marco Polo.

Diante da concorrência externa, o presidente do IABr se reuniu na segunda-feira com os ministros do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para pedir um maior esforço na defesa comercial.