Título: PIB da Índia desacelera pelo 5º trimestre seguido
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2011, Economia, p. B8

A economia da Índia cresceu 7,7% nos três meses até junho, a menor expansão dos últimos seis trimestres, com mais lentidão prevista por causa da elevação do juro básico, da inflação e da piora das condições globais.

Embora a alta do Produto Interno Bruto (PIB) da terceira maior economia asiática tenha ficado abaixo de 8% pelo segundo trimestre seguido, espera-se que o banco central continue com o aperto monetário para combater a inflação, que segue acima de 9%.

O crescimento no segundo trimestre excedeu ligeiramente a previsão de 7,6% feita em uma pesquisa da agência Reuters. No primeiro trimestre, a economia avançou 7,8%.

"O número de crescimento reforça a visão de que, embora esteja desacelerando, o crescimento não está colapsando, como temido por alguns", avaliou Ashutosh Datar, economista da IIFL em Mumbai. Ele afirmou que é provável outra alta de 0,25 ponto porcentual no juro básico durante a próxima reunião do BC indiano, em 16 de setembro.

O setor manufatureiro cresceu 7,2% no segundo trimestre sobre o mesmo período do ano passado, uma melhora em relação ao trimestre anterior, mas abaixo da expansão de 10,6% registrada entre abril e junho do ano passado.

A economia do país registrou desaceleração pelo quinto trimestre seguido, num sinal de enfraquecimento das grandes economias emergentes agrupadas no Brics. O PIB brasileiro caiu no segundo trimestre em relação ao primeiro, o primeiro recuo desde 2008. Também a China cresceu menos no segundo trimestre. / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS