Título: Protestos em várias capitais
Autor: Bernardes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/09/2011, Cidades, p. 27

Não foi apenas em Brasília que a população aproveitou o Sete de Setembro para protestar contra a corrupção. Na capital paulista, cerca de 2 mil pessoas participaram, próximo ao Museu de Arte de São Paulo, de uma manifestação contra a atuação dos políticos brasileiros. A manifestação, que foi organizada por meio das redes sociais, começou de manhã e durou mais de sete horas. O protesto, segundo a Polícia Militar, reuniu aproximadamente 700 pessoas. O grupo chegou a bloquear completamente o trânsito em vários momentos. Ao longo do percurso, alguns motoristas se juntaram aos manifestantes.

A 17ª edição do Grito dos Excluídos mobilizou brasileiros em diversas capitais. Com o tema Pela Vida Grita a Terra. Por Direitos, Todos Nós, os protestos tiveram como alvo os escândalos de corrupção, os projetos de desenvolvimento na Amazônia, as mudanças no Código Florestal e até a Copa do Mundo de 2014. Uma missa na Catedral da Sé, na região central de São Paulo, iniciou as atividades na cidade. Após a celebração, 3 mil pessoas seguiram em passeata em direção ao Monumento da Independência, no Ipiranga.

Nariz de palhaço Em Belo Horizonte, o movimento reuniu aproximadamente mil pessoas no centro da cidade. Munido de apitos, faixas e narizes de palhaço, o grupo mostrou a indignação contra a atuação dos políticos no país. Os manifestantes declararam guerra aos maus governantes, às obras superfaturadas e aos desvios de verba. Cerca de mil pessoas realizaram uma passeata pelas ruas de Manaus (AM) para protestar contra a construção de um porto próximo ao ponto de encontro dos rios Negro e Solimões. Representantes de 46 organizações ligadas ao grupo denominado S.O.S Encontro das Águas pediam a suspensão da obra. Campo Grande, Vitória, Salvador, Cuiabá e Recife também receberam a manifestação.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 08/09/2011 02:2