Título: Emoção com e sem farda
Autor: Bernardes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/09/2011, Cidades, p. 27

O desfile cívico-militar começou às 9h15. Logo no início, a pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília arrancou aplausos do público. Em seguida, quando os militares entraram na pista de desfile com as bandeiras dos 27 estados brasileiros em mãos, a diversidade dos brasilienses veio à tona. "Olha lá a bandeira da Paraíba e de Pernambuco", alguns gritavam, lembrando o local onde nasceram. O grupo de educação no trânsito entrou fantasiado em um apelo pela paz nas estradas.

Os meninos e meninas que representavam a importância da reciclagem e da reutilização fizeram som com garrafas pet. As bandas arrancaram aplausos. Os mais empolgados assoviavam para homens e mulheres esbeltos e de farda. "Linda! Ô, professora, leva eu", disseram alguns no espetáculo protagonizado pela banda do Colégio Militar. No total, 80 grupos representaram o tema da festa: "Construir um Brasil que avança está em nossas mãos".

Do lado de dentro da pista, as pernas tremiam e o patriotismo falava alto. "Na hora em que vi a presidente, arrepiei. Durante o desfile deu uma tremedeira, mas a emoção faz parte", afirmou o marinheiro Augusto Douglas Carvalho, 19 anos. Essa foi a primeira vez que o rapaz de Porangatu (TO) desfilou pela Marinha do Brasil. A emoção não atingiu somente Augusto. Também da Marinha, o capitão-tenente Vânio de Alencar enfatizou que o passar dos anos não tirou do peito a emoção. "Pesa a responsabilidade de representar o país. Além disso, minha filha fez o primeiro desfile pelo Colégio Militar de Brasília. É uma emoção muito forte", ressaltou.

Estrutura A montagem e a infraestrutura do evento, promovidas pela Presidência da República, custaram R$ 900 mil. Foram armadas arquibancadas cobertas para comportar 20 mil pessoas, tribunas para autoridades e mil convidados, 300 banheiros químicos, 35 pontos de distribuição de água e 15 postos de atendimento da Secretaria de Saúde do DF.

Até as 12h, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada pela PM. Para garantir a segurança, 1,2 mil agentes fizeram o policiamento. Cinco crianças se perderam dos pais e procuraram a ajuda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Logo foram encontrados. Até as 15h, 10 toneladas de lixo tinham sido recolhidas pelo Serviço Limpeza Urbana.