Título: Nível de emprego na indústria recua 0,49% de julho para agosto
Autor: Froufe, Célia
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2011, Economia, p. B4

Resultado da pesquisa da Fiesp é o mais fraco para meses de agosto desde 2006; redução foi de 13 mil postos de trabalho

O nível de emprego na indústria paulista caiu 0,49% em agosto, ante julho, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados ontem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O resultado foi o mais fraco para meses de agosto desde 2006, quando houve queda de 0,15%.

No cálculo sem o ajuste sazonal, o nível de emprego caiu 0,47%, o que significou a redução de 13 mil postos de trabalho. Esse desempenho também foi o pior resultado para meses de agosto desde 2006, quando o indicador havia recuado 0,10%. Na comparação com agosto de 2010, o emprego teve alta de 1,46% e no acumulado de janeiro a agosto o avanço é de 4,13%.

Dos 22 setores nos quais a Fiesp divide a indústria para realizar a pesquisa, 10 demitiram, 5 contrataram e 7 mantiveram seus quadros estáveis. Entre os setores que mais dispensaram funcionários estão o de produtos alimentícios, com 7.751 demissões, seguido pelo segmento de couro e calçados, com saldo negativo de 2.699 vagas e produtos têxteis, com redução de 2.042 funcionários dispensados.

A queda do nível de emprego na indústria em agosto não será um fator isolado e deve se repetir nos próximos meses deste ano. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, os níveis de emprego em agosto costumam apresentar variações positivas, o que não ocorreu neste ano. No cálculo com ajuste sazonal, a queda foi de 0,49% em relação a julho e, sem ajuste, a redução foi de 0,47%, o que significou saldo negativo de 13 mil postos de trabalho.

"Agosto não é exceção. Essa queda será a primeira de uma série de variações negativas de porte que serão registradas em setembro, outubro, novembro e dezembro", disse Francini. Segundo ele, isso se deve aos fracos resultados da produção industrial brasileira, que tem sido afetada pela entrada de importados no País. "Uma hora isso ia acabar batendo no emprego", afirmou.

De acordo com o dirigente, a Fiesp deve revisar para baixo ainda neste mês suas projeções para o emprego industrial. "Provavelmente teremos um resultado muito próximo de zero", disse, ao citar que na comparação com agosto de 2010 o emprego registra alta de apenas 1,46%. Em agosto de 2010, esse número era de 4,79% em relação a agosto de 2009. Da mesma forma, a projeção da Fiesp para o crescimento da atividade industrial brasileira neste ano, atualmente em 2,5%, deve ficar mais próxima de 2%.

Desaceleração

0,49% foi a queda no emprego industrial paulista de julho para agosto

1,46% foi a alta do emprego industrial em relação a agosto de 2010

4,13% é o avanço do emprego industrial no acumulado do ano até agosto