Título: Vaticano nega ter sabotado investigação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2011, Vida, p. A13

CIDADE DO VATICANO

O Vaticano negou categoricamente neste sábado as acusações de que teria sabotado as investigações na Irlanda sobre atos de pedofilia e abusos sexuais de crianças cometidos até 2009 na diocese de Cloyne.

O Vaticano ainda acusou o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, de lançar um ataque "infundado" contra a Santa Sé.

O subsecretário para Relações com os Estados, monsenhor Ettore Balestrero, entregou à encarregada de negócios da Irlanda, Helena Keheler, uma longa resposta oficial do Vaticano.

Em julho, o primeiro-ministro havia acusado o Vaticano de atrapalhar as investigações, após a publicação de um informe sobre atos de pedofilia cometidos em 1996 e 2009 por 19 sacerdotes.

O documento "deseja esclarecer que de nenhuma maneira criou obstáculos ou tentou interferir em uma investigação sobre os crimes de abuso sexual", destacou o Vaticano. Também esclarece que em "nenhuma etapa fez comentários sobre as medidas de proteção das crianças adotadas pelo Estado irlandês, e menos ainda tentou prejudicá-las".

A Santa Sé declarou-se "profundamente preocupada" pelas conclusões da comissão de investigação, publicadas em julho. A Igreja da Irlanda está desacreditada desde a publicação, em 2009, de outro informe, que revelou abusos sexuais cometidos contra crianças durante décadas por sacerdotes. / APC