Título: Erro na escolha do tipo de cana aumenta custos
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2011, Economia, p. B1

Na euforia, investidores plantaram variedades inadequadas para certas regiões do País

Na corrida pela expansão da cana-de-açúcar, muitos investidores não se preocuparam com as diferenças climáticas e de solo das novas fronteiras agrícolas. Sem alternativa de mudas, eles usaram a mesma variedade de cana plantada na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Agora descobriram que essas mudas não são tão resistentes a pragas e adequadas para o novo ambiente.

Hélvio Romero/AEEquívoco. Mudas do interior de São Paulo não se adaptaram a outras regiões do País Além da quebra de safra frequente, a cana não tem o mesmo teor de açúcar verificado nos tradicionais canaviais de São Paulo. "As empresas terão de buscar um novo processo de desenvolvimento de variedades voltadas para as condições de cada região", afirma o diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues. Mesmo nas novas fronteiras de São Paulo, as variedades se mostraram aquém do esperado.

Segundo especialistas, esse problema tem sido um dos fatores de pressão para o aumento dos custos de produção da cana. "Houve uma euforia muito grande em relação ao potencial do etanol e da energia elétrica (produzida com o bagaço). Todos queriam entrar no setor", afirma o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina.

Ele explica que, antes da crise de 2008, havia muito dinheiro no mercado para desenvolver novos projetos. Isso acelerou a expansão. "Mas fizeram muita loucura. Pegaram qualquer terra sem ver se era boa ou ruim. Agora tem os acertos de conta para fazer." Além disso, destaca Perina, as novas áreas, especialmente do Centro-Oeste, têm problemas ligados a logística. Ou seja, os custos são maiores.

Fertilizantes. Com mudas inadequadas ao novo ambiente, essas empresas ajudaram a puxar para cima outro item que compõe o custo de produção da cana-de-açúcar: os fertilizantes. "Como eles compram mais, o preço sobe e aí todo o setor é afetado", destaca o presidente da Orplana. Mas, segundo os representantes do setor, as companhias já estão estudando variedades para essas novas fronteiras.

Para completar o quadro negativo, as condições climáticas não têm contribuído para a redução dos custos. Com a quebra de safra deste ano, a tendência é que os custos aumentem ainda mais. O custo do açúcar, por exemplo, deve subir 20% este ano.

Siga o @economia_estado no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

10:33 Líderes de varejo têxtil devem dobrar ... 10:25 Bancários de todo o País entram em ... 10:03 Los Grobo vai esperar ?momento melhor? para IPO 09:53 Ministra espanhola descarta grande ... 09:36 'Nosso trabalho é ganhar dinheiro com ... 09:31 Grécia tem nova greve nos transportes ... 09:07 Grécia cumprirá cortes prometidos, ... 09:03 Mercado já especula corte de 1 ponto na Selic 08:59 Correção: Merkel pede aprovação ... 08:42 Grécia receberá parcela de empréstimo ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista...02 Aumenta uso de cheque especial no País...03 Falta de ação política de líderes agrava...04 Importação de gasolina deve quadruplicar em 2011,...05 BC grego alerta para consequências dramáticas da...06 Carro no Brasil seria mais caro mesmo...07 Consulta para créditos da Nota Fiscal Paulista...08 Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista...09 Correios rejeitam contraproposta de trabalhadores e greve...10 Brasil proporá a Brics ajuda à Europa...01 Câmara aprova aviso prévio de 90 dias 02 Aprendam com o Brasil, diz Eike Batista aos EUA 03 Carro no Brasil seria mais caro mesmo sem imposto 04 Brasil proporá a Brics ajuda à Europa via FMI 05 Grécia admite calote e sugere desconto de 50% na dívida 06 Caixa tira do ar propaganda que mostra Machado de Assis branco 07 Vai viajar? Comprar dólar em parcelas 08 Alta do dólar pega indústria no contrapé 09 FMI reduz projeção de crescimento do Brasil para 3,8% 10 BC diz que continuará a atuar no mercado futuro