Título: Governo vai distribuir 1,1 milhão de mosquiteiros contra malária
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2011, Vida, p. A14

Objetivo é reduzir número de casos da doença, que, apesar de ter caído 31% no 1º semestre deste ano, ainda é elevado

O Ministério da Saúde vai distribuir 1,1 milhão de mosquiteiros impregnados com inseticida em 47 municípios campeões de malária no País. A ação faz parte da estratégia para reduzir os índices nacionais da doença que, embora tenham caído, ainda estão longe de ser ideais.

No primeiro semestre de 2011, foram notificadas na Amazônia Legal 115.708 infecções, ante 168.397 contabilizadas em 2010, o que representa uma redução de 31% no período. Internações tiveram queda de 20%, passando de 2.544 para 2.030 no período.

"Vencemos uma batalha contra a malária", repetia o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ontem, ao anunciar os números. Atualmente, 49 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, atribuiu a redução dos indicadores a três fatores: descentralização das ações de prevenção e controle da doença, a inclusão de derivados de artemisina no tratamento dos pacientes e atendimento até 72 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas.

Ele observa, no entanto, ser importante intensificar as ações de prevenção para que a tendência de queda de registros continue. "O número de casos pode ter grande mudança, de acordo com a movimentação da população na região, da atividade econômica", contou Barbosa.

A Amazônia Legal concentra 99% dos casos de malária do País. Em todos os Estados da região foi constatada queda de notificações. O Acre foi responsável pela maior: 45%, em relação ao primeiro semestre de 2010.

Campanha. Antes da distribuição do mosquiteiro será feita uma campanha para o uso correto do produto. A estratégia da tela impregnada com inseticida é promovida em países com alta concentração de casos.

No Brasil, consórcios para construção de usinas também adotam a medida. A Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica de Jirau, distribuiu 8 mil telas. A ação é desenvolvida na região de Porto Velho. Desde que os trabalhos começaram, o número de casos da doença na região caiu 60%.

Barbosa observa que a distribuição do mosquiteiro protege não apenas as pessoas que se defendem com o produto durante a noite, mas toda a comunidade. Isso porque, quanto menos pessoas infectadas, menor o risco de o parasita ser transmitido.

PARA ENTENDER

Febre baixa é sintoma

A malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos que se espalha em regiões tropicais e subtropicais. Os sintomas são febre baixa e constante, dores de cabeça e musculares, calafrios e mal-estar. A transmissão pode ser reduzida com repelentes e redes contra mosquitos, inseticidas e drenagem de água parada.