Título: Dentista não pode aplicar botox estético
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2011, Vida, p. A15

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou ontem uma resolução proibindo dentistas de aplicarem em seus pacientes ácido hialurônico e toxina botulínica para fins estéticos. A medida tenta inibir uma onda que vem crescendo nos consultórios de o profissional oferecer serviços não apenas para melhorar a cor, posição ou saúde dos dentes, mas também reduzir as rugas de expressão dos pacientes.

"Até agora não houve reclamações de pacientes. Mas temos notícias de inúmeros cursos voltados para dentistas interessados em aplicar em seus clientes produtos para reduzir a aparência das rugas", contou o presidente da Comissão de Ensino do CFO, Rubens Corte Real. A prática, de acordo com ele, vinha sendo adotada em todo o País.

A resolução permite o uso da toxina botulínica, mas apenas para casos indicados. "O que proibimos foi a aplicação para fins estéticos", conta. Para pacientes que apresentam problemas na articulação que liga o maxilar à mandíbula (batizada de temporomandibular), que acabaram de colocar implantes, por exemplo, a indicação é possível. "Mas são casos específicos", observou Corte Real.

O ácido hialurônico, usado para preenchimento, está totalmente proibido nos consultórios de dentistas. "Não há nenhuma indicação terapêutica para o produto. Por isso, ele não deve ser usado", disse Corte Real.

Função extrapolada. Para o Conselho Federal de Odontologia, a indicação do uso dos dois produtos para fins estéticos extrapola a atribuição do dentista. Além disso, representa a execução de um tratamento considerado desnecessário, ambas infrações previstas no código de ética da profissão.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 06/09/2011 01:15