Título: Questionário simples pode indicar autismo
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2011, Vida, p. A24

Um questionário com 14 perguntas pode permitir a identificação e o tratamento precoce de autismo. Carolina Lampreia, do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), propõe levar às creches municipais da capital fluminense um programa de vigilância de sinais de riscos do autismo, capacitando professoras e cuidadoras. A Secretaria Municipal de Educação quer aplicar o questionário em novembro.

"O objetivo é que os profissionais se sensibilizem com o autismo e estejam prontos para dar o alerta de que a criança precisa de acompanhamento. A intervenção precoce minimiza possíveis problemas", diz Carolina.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que prejudica a comunicação e a interação social. A síndrome se manifesta de formas e graus diferentes. O diagnóstico, em geral, é feito aos 3 anos. Mas o questionário, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Utrech, na Holanda, e adaptado por Carolina, pode ser aplicado aos 14 meses. São perguntas simples sobre hábitos e reações das crianças. "O que se tem hoje para o diagnóstico é um questionário voltado para os pais, com 111 perguntas. Para aplicá-lo, o profissional precisa ser treinado no exterior, o que é inviável para a escola", diz Carolina.