Título: Governo cria 'tarifa de conexão' para tornar setor mais atraente
Autor: Salomon, Marta
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/10/2011, Economia, p. B6

O governo vai criar uma nova tarifa a ser paga pelas empresas aéreas. Será a tarifa de conexão, cobrada pelo administrador de todos os aeroportos do País. Ela vai tornar mais atrativo o aeroporto de Brasília, que, dos três que passarão às mãos da iniciativa privada a partir de 2012, é o que tem menor rentabilidade.

O aeroporto de Brasília tem a menor receita entre os que irão a leilão porque é de conexão e, portanto, distribuição de voos. Não há muitas linhas originadas na cidade, sobre as quais se recolhe a tarifa de embarque. Para compensar esse problema e tornar atrativo o negócio, está sendo criada a nova taxa.

A tarifa de conexão será cobrada por passageiro, mas paga pela empresa aérea. O governo, no entanto, não definiu ainda o seu valor. Informou apenas que haverá um teto a ser estipulado.

A ideia é que a taxa de conexão possa servir de fator de concorrência entre os aeroportos, já que o administrador daquele terminal pode decidir por cobrar tarifa zero, para atrair mais voos para o seu aeroporto. A nova tarifa será anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Embora o objetivo do governo seja criar a tarifa para gerar recursos a fim de melhorar a infraestrutura dos aeroportos que têm grande volume de conexões, o secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, assegurou que a tarifa não vai resultar em aumento das passagens aéreas por causa da disputa de preços que está estabelecida entre as companhias de aviação. A nova tarifa de conexão vai beneficiar também os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, dois outros grandes pontos de distribuição de pousos no País. As tarifas dos aeroportos privatizados não serão alteradas. / T.M. e E.S.