Título: Bank of America aposta em mais três cortes de 50 pontos
Autor: Nakagawa, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2011, Economia, p. B4

O Banco Central sinalizou que vai continuar cortando a taxa básica de juros em meio ponto porcentual em pelo menos três outras reuniões, mas não descarta a possibilidade de uma redução maior da Selic se houver deterioração das economias da Europa, Estados Unidos e China.

Esta foi a avaliação feita pelo estrategista David Becker, do Bank of America/Merril Lynch, em um relatório encaminhado a seus clientes após encontro com representantes do BC e do Ministério da Fazenda nesta semana.

"Por agora, o Banco Central parece estar confortável com o passo de redução de 50 pontos básicos, à medida que o cenário internacional evolui em linha com suas expectativas", escreveu Becker. "O uso da expressão "ajustes moderados" e a continuidade da deterioração do quadro externo dá a ideia de que haverá ao menos mais três cortes de 50 pontos básicos".

No lado fiscal, o estrategista avaliou que o governo deve buscar mais receita em 2012 para conseguir entregar um superávit primário equivalente a 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Esses recursos viriam de novas concessões à iniciativa privada e aumento dos dividendos pagos ao governo por empresas públicas.

Becker chama atenção, ainda, para as dificuldades da presidente Dilma Rousseff em negociar com o Congresso temas espinhosos que podem prejudicar o esforço fiscal, como aumentos salariais do funcionalismo e a extensão ou não da Desvinculação das Receitas da União (DRU). / IURI DANTAS