Título: Telefônica começa a oferecer telefonia fixa fora de São Paulo
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Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2011, Negócios, p. B14

Porto Alegre será a primeira cidade a receber o serviço da empresa espanhola, que usará a marca Vivo

Três dias depois da aprovação de sua reestruturação societária no Brasil, o grupo Telefônica/Vivo anunciou ontem, em Porto Alegre, o início da expansão de seus serviços de telefonia fixa para fora de São Paulo. O primeiro passo é a oferta de serviços Vivo Fixo, de voz, e Vivo Box, de soluções completas de telefonia fixa, internet e Wi-Fi, para a capital gaúcha e mais 30 municípios da região metropolitana, já disponíveis nas lojas da empresa.

O grupo tem planos de ampliar esse negócio para outras regiões do Rio Grande do Sul e outros Estados do País, mas não citou áreas geográficas e nem em quanto tempo partirá para novas expansões. O diretor-geral da Telefônica/Vivo, Paulo Cesar Teixeira, lembrou que, fora de São Paulo, há um mercado de 53 milhões de domicílios e 27 milhões de linhas fixas de serviço.

O investimento na etapa apresentada ontem não foi detalhado, mas está dentro da previsão de R$ 6 bilhões neste ano e de R$ 24 bilhões até 2014 em todo o País.

A Vivo parte de sua posição de liderança em telefonia móvel no Rio Grande do Sul para atrair clientes para sua área de telefonia fixa. A cobertura da empresa chega a 402 das 497 cidades do Estado, no qual tem 5,7 milhões de clientes e 42,8% do market share. Voz e dados do novo serviço trafegarão pela rede de telefonia móvel já existente em território gaúcho.

Os planos de telefonia fixa têm valores de R$ 9,90 a R$ 74,90 quando combinados com a aquisição dos serviços para internet, que vão de R$ 34,90 a R$ 119,90 por mês, ou de R$ 19,90 a R$ 89,90 por mês, na condição de avulsos. O preço dos aparelhos, fabricados pela ZTE e Huawei, varia de R$ 29 a R$ 149. Clientes que portarem seus números fixos para a Vivo ganham desconto de R$ 9,90 por mês durante meio ano. Além dos preços, que considera "competitivos", a empresa oferece como atrativo de sua telefonia fixa a incorporação de características da telefonia móvel como envio e recebimento de mensagens, identificador de chamadas e caixa postal.

Crescimento. "Não vamos cobrir todos os mercados num primeiro momento, mas acho que, com a combinação de ofertas agressivas com as características que esse produto tem, vamos ter crescimento importante de market share", afirmou o presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, durante a apresentação dos serviços. "É importante oferecermos um portfólio completo em todas as regiões onde atuamos, e o lançamento do Vivo Fixo e Vivo Box marca essa fase de expansão", afirmou Teixeira.

A expansão do grupo para a telefonia fixa no Rio Grande do Sul reata um vínculo que a Telefônica já teve com o Estado. A empresa controlou a Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações (CRT) da privatização, em 1996, até a aquisição da Telesp, em 1998, quando vendeu a operadora gaúcha para a Brasil Telecom.

O grupo Telefônica tem 295 milhões de clientes em 25 países, com uma fatia de 80 milhões de clientes no Brasil, onde suas principais empresas são a Telefônica Brasil, resultado da integração da Telesp e da Vivo, a Atento, de call center, e o Terra, provedor e portal de internet.