Título: Maior perigo vem da China, diz Mantega
Autor: Trevisan, Claúdia
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2011, Economia, p. B1

Para o ministro, embora o epicentro da crise esteja na Europa, desaceleração econômica em país asiático pode afetar a economia brasileira

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, advertiu ontem que, embora o epicentro da crise esteja na Europa, o maior perigo para o Brasil vem da Ásia. Ao avaliar o cenário de crise crônica no exterior, durante reunião de coordenação política no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff, Mantega afirmou, em entrevista, que está torcendo para que não haja uma desaceleração da economia da China.

Segundo ele, o comércio exterior é o caminho mais provável por onde pode haver contágio da crise internacional para o País. Como a China é o maior parceiro comercial do Brasil, um menor ritmo do gigante asiático pode reduzir o dinamismo da economia nacional.

Mantega afirmou que o crédito internacional "secou" e, embora ainda não atinja o Brasil, que "infelizmente exporta mais commodities", já afeta países exportadores de bens manufaturados, como é o caso chinês.

"O perigo é que, com a contração da economia mundial, que vai suceder essa crise, países emergentes dinâmicos, como a China, sejam afetados. Temos de torcer para que a economia chinesa não tenha uma desaceleração. Essa é a nossa preocupação, porque aí sim nos afeta", argumentou. "O nosso temor é que isso acabe comprometendo o comércio entre países emergentes, que se mantém em patamar elevado."

Europa. Mantega participou da reunião de coordenação política no Palácio do Planalto. O ministro destacou como positivo o fato de a primeira-ministra alemã, Ângela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, terem se comprometido com um programa de ajuda aos bancos e à Grécia, mas criticou o fato de os dois países sinalizarem com uma solução apenas em 20 dias.

"Os europeus sempre demoram para dar as soluções e, quando elas vêm, já chegaram tarde e eles precisam tomar mais medidas para dar conta do problema", afirmou o ministro. Mantega deu ainda outra cutucada nos europeus, ao falar da atuação política econômica brasileira: "O Brasil nunca está parado, quem está parado são eles".

Mantega salientou que é preciso evitar que o atual quadro de crise se "agudize", trazendo de volta turbulências tão fortes quanto às vividas em 2008, na quebra do banco americano Lehman Brothers. "É preciso evitar que bancos e países quebrem", advertiu o ministro. Ele disse que o Brasil pode ajudar a Europa por meio do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo Mantega, embora o mercado financeiro tenha se acalmado, o momento é de volatilidade. "Não acredito que tenhamos superado a crise", disse, destacando ser necessária a aprovação do reforço ao fundo europeu de estabilização.