Título: Guarulhos gaúcho será voltado para voos internacionais
Autor: Gazzoni, Marina
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2011, Economia, p. B9

Embora o atual aeroporto de Porto Alegre seja internacional, sua estrutura é precária para voos de longa distância

Uma estimativa preliminar indica que a região metropolitana de Porto Alegre pode receber cerca de 20 milhões de passageiros por ano em 2020, de acordo com o consultor em aviação Nelson Riet, que participou de estudos prévios sobre o novo aeroporto.

As empresas aéreas já foram consultadas sobre o projeto. "As companhias vão para onde tiver demanda. E os estudos apresentados apontam que há", afirmou o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Ronaldo Jenkins.

'Guarulhos gaúcho'. Com o 20 de Setembro, o Rio Grande do Sul quer formar um sistema de tráfego aéreo com dois aeroportos na região metropolitana de Porto Alegre, aos moldes de Congonhas e Guarulhos, que atendem a Grande São Paulo.

O Salgado Filho deve concentrar voos regionais e, o novo aeroporto, os internacionais, nacionais de longa distância e a operação de carga.

Apesar de ser um aeroporto internacional, o Salgado Filho tem uma estrutura deficiente para operar voos de longa distância. Sua única pista tem apenas 2.300 metros, um tamanho pequeno se comparado aos demais aeroportos que operam voos para o exterior - no Galeão e em Guarulhos, por exemplo, até as pistas menores superam 3.000 metros.

Porões vazios. Para realizar a rota Porto Alegre-Lisboa em uma aeronave Airbus A330, a companhia aérea portuguesa TAP sai com os porões vazios. A pista é curta demais para que o avião decole com sua capacidade máxima de passageiros e carga. A TAP é a única companhia que voa para a Europa a partir da capital gaúcha. Os demais voos internacionais seguem para a América do Sul. / M.G.