Título: Pressão interna motivou decisão turca
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2011, Internacional, p. A24

George Harris, ex-chefe do escritório de inteligência e análise do Departamento de Estado dos EUA

Sem um pedido de desculpas de Israel pela tragédia da flotilha de Gaza, o governo turco - em sintonia com sua opinião pública - decidiu expulsar o embaixador israelense. "A crise tem a ver com o orgulho nacional: turcos foram mortos e alguma coisa tinha de ser feita", diz George Harris, ex-diretor do escritório de inteligência e análise do Departamento de Estado dos EUA, especialista em Turquia. A seguir, trechos da entrevista ao Estado.

Como o sr. vê a decisão da Turquia de expulsar o embaixador de Israel?

Diante da situação doméstica na Turquia, o governo do premiê Recep Tayyip Erdogan teve de ir até o fim com a exigência de desculpas formais de Israel pela morte dos nove turcos. A razão da expulsão do embaixador israelense deve ser vista, sobretudo, do ponto de vista doméstico: a opinião pública e o governo na Turquia não tolerariam a imagem de um país "fraco".

Muitos analistas estão vendo nessa decisão um novo sinal de uma mudança de orientação diplomática de Ancara, mais em direção ao Oriente e menos ao Ocidente. O sr. concorda?

A maioria dos turcos não se preocupa realmente com isso. A crise com Israel tem a ver com o orgulho nacional da Turquia. Turcos foram mortos e alguma coisa tinha de ser feita a respeito disso. Se os israelenses tivessem pedido desculpas, o governo de Ancara não teria problemas em manter as coisas no nível em que estavam.

A relação entre Israel e Turquia tem sido um eixo estratégico no Oriente Médio há décadas. O crescente distanciamento mudará o jogo de poder na região?

Penso que não. Turcos e israelenses já viveram outras crises por causa de divergências sobre a questão palestina e isso não mudou o panorama estratégico do Oriente Médio. Não vejo por que, desta vez, será diferente. As relações foram rebaixadas ao nível de segundo-secretário e a parceria militar será afetada. Mas não há razões para prever uma mudança no equilíbrio estratégico.

Vimos Erdogan adotar um tom duro com o presidente Bashar Assad e sabemos que a violência na Síria também preocupa muito Israel. Como os problemas de Damasco entram nessa equação regional?

A Turquia está irritada com Assad porque a violência na Síria criou um fluxo de refugiados rumo ao território turco. Ancara vinha adotando uma política de "problema zero" com seus vizinhos, mas a entrada de civis em massa complica as coisas. Os turcos sentem-se também pressionados a criticar Bashar Assad, como vêm fazendo outros países, embora Erdogan não tenha pedido a saída do presidente.

Erdogan é uma figura cada vez mais popular no mundo islâmico. Isso significa que Ancara terá um papel crescente de liderança do bloco muçulmano?

Sempre acreditei que a Turquia não tem grande capacidade de liderança no mundo árabe. Os árabes têm sua própria agenda. Gostam do apoio turco, mas não que a Turquia se imponha como líder.

O Egito seria um dos países que mais resistem ao protagonismo turco?

Sobretudo o Egito. Eles não querem respostas da Turquia para seus problemas e muito menos o tipo de relação com o Ocidente que a Turquia tem.

No mesmo dia em que a Turquia expulsou o embaixador de Israel, ela anunciou que deve aceitar um novo radar da Otan em seu território para proteger a Europa do Irã. O sr. vê uma relação entre as duas decisões?

Ainda é cedo para estabelecer uma relação direta entre as duas medidas anunciadas ontem e não escutei nada nesse sentido das autoridades turcas. Mas pode ser que sim.

-------------------------------------------------------------------------------- Siga o @inter_estadao no Twitter+ internacional Dilma pede fim imediato da repressão às manifestações na Síria Carro-bomba explode na capital da Somália Greve de 48 horas no Chile começa com violência Filhos de desaparecidos políticos polarizam eleição argentina Berlusconi não é indiciado por fraude no caso Mediaset galerias estadão Gilad Shalit

+ comentadas 01 Orlando Silva diz que vai processar por ... 02 Em blog, investigado por suposto esquema de ... 03 Delator de esquema no Esporte afirma que ... 04 Obras engatinham e ninguém sabe quanto o ... 05 Assalariados pagam mais IR que os bancos 06 Israel não retornará às fronteiras ... 07 'Eu estarei pronto, seja Lula ou Dilma', diz ... 08 PF abrirá inquérito para investigar ... 09 Ministro propôs acordo para me calar, diz ... 10 Denúncia de propina põe em risco a ... Especiais Participe Do 11/09 à morte de Bin Laden: onde você estava nesses dois momentos?11/09 Os ataques no céu americanoLinha do tempo Morte e violência no caminho da ONUTRIBUNAIS Como funcionam os tribunais internacionaisClassificados de Imóveis Carros | Empregos | Mix