Título: Novo cálculo dá mais peso para celular e internet
Autor: Amorim, Saniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2011, Economia, p. B1

O IBGE vai atualizar a metodologia para apurar inflação a partir da nova pesquisa de orçamento familiar

A partir de janeiro de 2012, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai mudar a metodologia para o cálculo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O instituto vai atualizar o peso dos itens e grupos medidos no orçamento das famílias brasileiras, de acordo com os hábitos de consumo verificados na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2008/2009. Entre os gastos que devem ganhar importância estão internet e telefone celular.

A primeira leitura realizada de acordo com os novos critérios será divulgada em fevereiro de 2012, referente ao mês de janeiro. "Esse é um aspecto importante, porque atualiza a estrutura de consumo do brasileiro. Embora o hábito possa não ter mudado em termos de introdução de novos itens, muitas vezes o valor gasto com determinado item muda", explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

O aumento no consumo de produtos alimentícios pode expandir o peso do item, assim como a disseminação das tecnologias de informação e telecomunicações pode dar mais corpo ao grupo Comunicação. "Como mais pessoas estão comendo, dada a renda, então nós podemos ter, por exemplo, um aumento do peso dos produtos alimentícios. O grupo Comunicação pode ficar mais robusto, mais forte, porque mais pessoas passaram a ter acesso à internet, ao telefone celular, a novas tecnologias", exemplificou Eulina. /D.A.

--------------------------------------------------------------------------------