Título: Inflação chega a 7,31% em 12 meses e afasta-se ainda mais da meta do BC
Autor: Amorim, Saniela
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2011, Economia, p. B1

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0,53% em setembro. No acumulado de 12 meses, a taxa subiu para 7,31%, o nível mais alto desde maio de 2005, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado afastou-se ainda mais do teto da meta fixada pelo governo para a inflação oficial em 2011 (6,5%).

Embora analistas esperem um recuo na taxa anualizada nas próximas leituras, o índice ainda não absorveu a alta acentuada do dólar. Produtos como eletrônicos, que vinham ajudando a conter a inflação, devem contribuir agora em sentido oposto.

"Acho que o governo está correndo um sério risco de estourar o teto da meta este ano. Os números estão bem salgados. Há possibilidade de nos próximos dois meses a inflação vir mais alta", afirmou a diretora da Casa das Garças, Mônica Baumgarten de Bolle, sócia da Galanto Consultoria. "Não vejo nenhum alívio inflacionário".

O economista chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho, afirma que a inflação em 12 meses vai desacelerar a partir de outubro,, com taxas mensais menores que as do fim do ano passado. No entanto, Velho lembra que o próprio Banco Central reconhece a gravidade do quadro inflacionário ao rever suas previsões de convergência para o centro da meta apenas em 2013.

"Não só em 2011, como em 2012, não será cumprida a meta (inflação de 4,5 ao ano). Este ano, tende a superar o teto", disse Velho. "Não é que o Banco Central tenha abandonado a meta, mas parece que ele está alargando um pouco o prazo do horizonte de cumprimento da meta de inflação mais para 2013.

Serviços. O aumento nos preços dos alimentos tem impulsionado a inflação em 12 meses, mas o setor de serviços também tem sido um fator importante de pressão, segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE. "Em particular, destacamos os empregados domésticos, os cabeleireiros. Os serviços, em geral, têm impacto muito grande da renda. Quanto maior a renda ea a possibilidade de emprego, mais espaços os serviços têm para ficarem mais caros", contou Eulina.

De janeiro a setembro, os serviços e preços administrados estão entre os principais impactos para a formação da taxa de inflação, que já atingiu 4,9%. O resultado já está 0,47% ponto porcentual acima da meta do governo para todo o ano de 2011. No topo da lista, estão gastos com colégio, ônibus urbanos, refeições fora e empregado doméstico.

A coordenadora do IBGE atentou ainda para o fato de alguns itens que têm contribuído para conter a inflação em 12 meses, como os eletrodomésticos, terem se beneficiado até agora do dólar baixo. Com a valorização da moeda americana, eles passariam a exercer uma pressão contrária, de alta de preços.