Título: Merkel fala em corte de até 60% da dívida grega
Autor: Warth, Anne
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/10/2011, Economia, p. B8

O líder do Partido Verde alemão, Cem Oezdemir, que participou de uma reunião com a chanceler Angela Merkel ontem, afirmou que ela disse aos presentes que o desconto no valor dos títulos do governo da Grécia detidos por investidores privados (haircut) deve ficar entre 50% e 60%.

Merkel também teria dito que o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (Feef) deve ser alavancado a mais de 1 trilhão. A informação condiz com a matéria publicada pela Associated Press, que além de Oezdemir cita o líder do Partido Social Democrata, Frank-Walter Steinmeier.

A chanceler teria dito ainda aos parlamentares na reunião que os bancos europeus precisam levantar cerca de 100 bilhões em capital, como parte de um plano de recapitalização de instituições consideradas sistemicamente relevantes. O plano envolve cerca de 90 bancos que participaram dos testes de estresse em julho. Do total, os bancos da Alemanha precisariam de 5,5 bilhões em capital extra.

Os líderes europeus também estariam preocupados com possíveis casos de corrupção no processo de privatização que o governo da Grécia vai realizar, segundo as informações de Merkel repassadas por Oezdemir. Para evitar fraudes e garantir o máximo de lucro possível com a venda de ativos estatais, a cúpula da União Europeia estuda criar um órgão de fiscalização internacional que supervisione o processo.

Novo fundo. A Europa pode pedir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que crie um novo fundo especial para ajudar a solucionar a crise da dívida na zona do euro, afirmou uma fonte. A ideia é uma das opções analisadas por autoridades europeias para impedir que a crise chegue às maiores economias da zona do euro. O FMI teme que uma ação insuficiente dos líderes europeus coloque a economia global em recessão e desencadeie nova crise global.

As autoridades europeias analisam várias maneiras de permitir que um fundo recém-criado compre ou assegure bônus de países como Itália e Espanha e captem dinheiro para ancorar o capital de bancos em dificuldades. Uma das opções seria pedir ao FMI que administre o fundo de crise. Considera-se que o envolvimento do FMI daria mais legitimidade do que se a Europa o criasse e administrasse.

Funcionários europeus já estão sondando o interesse de potenciais participantes, inclusive países como o Brasil e a China, o setor privado e fundos soberanos, disse a fonte. O financiamento poderia vir também do Feef, com ¿ 440 bilhões. / DOW JONES NEWSWIRES

Siga o @economia_estado no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

12:47 Superávit primário de setembro é ... 12:41 Sony compra por ¿ 1 bi parte da Ericsson ... 12:36 TV paga teve 258,5 mil novos assinantes ... 12:32 Obra de Belo Monte é invadida ... 12:28 França vai anunciar novas medidas ... 12:28 Fiesp: confiança da indústria ... 12:26 Dow Chemical reporta lucro líquido de ... 12:23 Exxon Mobil tem alta de 41% no lucro ... 12:22 Augustin descarta ampliar meta de ... 12:22 Brasil quer captar no exterior nas ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Investimento externo soma US$ 50 bi até...02 Dilma prorroga Zona Franca de Manaus por...03 Astrologia e economia apontam para um 2012...04 Petrobras busca reajuste de combustíveis via redução...05 Dívida da Grécia é reduzida pela metade...06 Conheça alguns participantes do movimento `Ocupar Wall...07 Varejo se prepara para o Natal das...08 Senado reduz contribuição previdenciária do empregado doméstico...09 OCDE prevê três anos de crescimento `abaixo...10 Petrobrás quer Cide para reforçar caixa...01 Assalariados pagam mais IR que os bancos 02 Nota Fiscal Paulista: consulta já está liberada 03 MP da desoneração vai elevar imposto 04 19 ações ignoram queda da Bolsa e sobem 05 Copom reduz juro para 11,50% ao ano 06 STF suspende aumento imediato do IPI 07 Na base do puxadinho 08 Astrologia e economia: 2012 de maus presságios 09 Carlos Slim ainda é o mais rico do mundo 10 Funcionários da Infraero ameaçam greve