Título: Brasil é o país do G-20 que mais adotou barreiras
Autor: Dantas, Iuri
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/10/2011, Economia, p. B7

O Brasil é o país do G-20 que mais adotou medidas de restrição comercial nos últimos seis meses.Um levantamento preparado pela ONU, Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que a volta da crise econômica mundial nos últimos meses fez o número de medidas protecionistas ganhar força.

Mas, em um recado a Brasília, as entidades alertaram ainda que medidas comerciais para compensar a valorização da moeda não são soluções reais e apenas ameaçam agravar a crise.

Para as organizações, está claro que, nos últimos meses,governos passaram a adotar medidas comerciais nacionalistas e intervir no mercado para favorecer indústrias locais, como resposta a um cenário econômico de incertezas, desemprego, baixo crescimento e volatilidade.

"Há uma crescente percepção de que o protecionismo comercial está ganhando terreno em algumas partes do mundo diante da reação política a dificuldades econômicas locais", diz a OMC.

O levantamento será enviado aos líderes do G-20, que se reúnem na semana que vem. Mas o recado é claro: a decisão política dos governos tomada ainda em 2009 de resistir ao protecionismo está sendo seriamente desafiada e muitos não cumpriram o que prometeram. O protecionismo, em resumo, ganha terreno.

Mais de 670 medidas protecionistas já foram tomadas desde 2009, afetando 2% do fluxo comercial.

O que preocupa as entidades é que apenas 19% delas – que eram para ser apenas temporárias – foram retiradas.

No total, o documento cita 32 medidas brasileiras confirmadas oficialmente desde maio, além de outras das quais a OMC apenas foi informada extraoficialmente.

Dezesseis delas tiveram como meta restringir importações ou favorecer indústrias nacionais. Isso significa que uma a cada cinco barreiras criadas no mundo com impacto negativo foram brasileiras.