Título: Mercado volta a cortar previsão para o IPCA
Autor: Fernandes, Adriana
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/11/2011, Economia, p. B4

O mercado financeiro reduziu pela segunda semana seguida a previsão para a inflação em 2012. Pesquisa semanal divulgada ontem pelo Banco Central mostra que a estimativa dos analistas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no próximo ano recuou de 5,60% para 5,59%. Ainda que pequeno, o ajuste para baixo reforça o entendimento entre os economistas que o pior da inflação pode ter ficado efetivamente para trás.

Após meses seguidos de piora das previsões, a pesquisa Focus mostrou acomodação dos índices de preço. A previsão para o comportamento do IPCA nos próximos 12 meses, por exemplo, teve a quinta queda consecutiva e recuou de 5,64% para 5,62%. Para 2011, foi mantida a expectativa de que o aumento dos preços estará exatamente no teto da meta perseguida pelo BC, que é de 6,50%.

Boa notícia. Em relatório aos clientes, o HSBC avalia que os pequenos ajustes registrados no levantamento representam uma "boa notícia" após tantas semanas de más notícias. "Por menores que sejam as alterações na pesquisa validam o movimento observado na semana anterior, quando as previsões para a inflação caíram pela primeira vez desde agosto", diz o banco no relatório.

Um dos fatores que explicam a acomodação dos preços é o ritmo da atividade econômica. Na pesquisa, a expectativa de expansão da economia brasileira no próximo ano, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), caiu de 3,51% para 3,50%.

Apesar de pequeno, esse é o terceiro ajuste seguido de redução para o PIB. Para 2011, o movimento é ainda mais persistente: na quarta diminuição seguida, a previsão para a taxa de crescimento econômico neste ano caiu de 3,30% para 3,29%.

Diante da inflação menos forte e com a economia em ritmo menor, foi mantida a aposta de que o juro básico da economia, a taxa Selic, deve cair para 11% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o que representa a previsão de que o BC reduzirá novamente o juro em 0,50 ponto no encontro marcado para o fim de novembro.

Segundo a pesquisa do BC, os cortes continuariam em 2012, quando a taxa deve fechar o ano em 10,50%.