Título: Grécia emperra na formação de novo governo
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/11/2011, Economia, p. B5

A Grécia chegou a um acordo no domingo para acabar com o atual governo de George Papandreou. Mas descobriu que a tarefa de formar um novo gabinete de união nacional não será nada fácil. Depois de mais de dez horas negociando, os principais partidos gregos ainda não haviam anunciado o nome do novo primeiro-ministro que comandará o país por cem dias até a realização de eleições. A imprensa grega, porém, garante que o escolhido será anunciado hoje.

Quem mais vem ganhando apoio é o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu Lucas Papademos, como a reportagem do Estado indicou. Papademos desembarcou em Atenas, vindo de Boston, onde atua como professor na Universidade Harvard.

Entre seus feitos está o de liderar a Grécia na adoção do euro em 2002. Mas o partido de oposição Nova Democracia resistia ao nome dele. Seja quem for o escolhido, a tarefa será a de reconquistar a confiança dos europeus, implementar as reformas e ainda organizar as eleições.

Já o ministro de Finanças, Evangelos Venizelos, foi aceito pela oposição para continuar no cargo até as eleições, previstas para 19 de fevereiro. Caberia a ele implementar o pacote de austeridade da Grécia para permitir que o país receba os empréstimos da UE e do FMI.

Os bancos gregos tiveram um dia de alta, com ações ganhando 3%. Os empresários também comemoraram o acordo. Mas há quem alerte que o novo primeiro-ministro não terá poder. Isso porque, durante os cem dias até as eleições, serão os líderes dos dois maiores partidos que acabarão ditando todo o debate nacional, já se preparando para conquistar o poder. "Será um governo muito problemático", afirmou o ex-ministro de Finanças Stefanos Manos. / J.C.