Título: Sionistas fazem ameaças vazias, reage governo iraniano
Autor: Marin, Denise Chrispim
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/11/2011, Internacional, p. A12

República Islâmica promete ´resposta esmagadora´ a possível ataque

TEERÃ - Israel faz "ameaças vazias" contra o Irã e "mia como um gato acuado enquanto tenta rugir como um leão". As afirmações são de uma das principais autoridades da República Islâmica, o aiatolá Mahmoud Alavi, feitas em uma rara entrevista à agência de notícias iraniana Irna.

Vahid Salemi/APManifestantes queimam bandeira norte-americana em frente à antiga Embaixada do país em Teerã "As recentes ameaças do regime sionista contra o Irã são feitas para consumo interno. Seus mestres estão lutando contra os protestos em Wall Street", disse o clérigo, referindo-se aos protestos em Nova York contra o sistema financeiro global.

Alavi é figura-chave da Assembleia dos Especialistas, órgão colegiado que escolhe e supervisiona o líder supremo do Irã. "Se eles (os israelenses) cometerem esse erro (de atacar o Irã), receberão uma resposta esmagadora da República Islâmica."

O governo iraniano vem indicando que qualquer ataque contra suas instalações nucleares será respondido com uma ofensiva contra Israel e alvos americanos no Oriente Médio. Um confronto provavelmente bloquearia por tempo indeterminado o tráfego no Estreito de Ormuz, a via marítima de acesso ao petróleo do Golfo Pérsico.

Um cenário como esse teria um impacto profundo para a economia internacional.

Estima-se ainda que o grupo libanês Hezbollah e o palestino Hamas também se envolveriam em uma eventual retaliação a Israel. "Sionistas e americanos sabem que colocar em prática essas ameaças (de ataque ao Irã) terá um custo alto. O mundo ficará contra eles e por isso não vão fazer algo tão estúpido", disse Alavi. / REUTERS