Título: O Brasil deve participar do processo de privatização grego
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2011, Economia, p. B12

O ministro de Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, é categórico. A Europa e a Grécia precisam hoje da ajuda dos países emergentes para sair da crise. Em entrevista ao Estado, Venizelos revelou que já está em contato com o governo brasileiro para permitir que empresas nacionais participem das licitações e do processo de privatização que a Grécia será obrigada a realizar.

Venizelos é considerado como o segundo homem mais poderoso da Grécia hoje e provável sucessor do primeiro-ministro George Papandreou na liderança do grupo socialista. Ele foi ainda um dos que enfrentou o chefe do governo e disse abertamente que era contra a convocação de um referendo para determinar o pacote de resgate. Eis os principais trechos da entrevista:

Fala-se muito da campanha na Europa para conseguir que os países emergentes possam contribuir para tirar a UE da crise. Isso é mesmo necessário para um continente que tem um PIB oito vezes maior que o Brasil?

Claro que é necessário. Hoje, precisamos de toda a ajuda possível. A situação é grave. Na verdade, é muito grave.

De que forma o Brasil poderia cooperar ?

Na realidade, não é apenas comprando bônus ou financiando o Fundo de Estabilidade. O que queremos é uma situação que o Brasil também possa ganhar. Minha ideia é a de convencer empresas brasileiras a participar das licitações aqui e do processo de privatização que vamos começar. Empresas com grande potencial serão colocadas a venda. Essa é claramente uma situação que pode também trazer benefícios ao Brasil.

E como o sr. espera atrair essas empresas ?

Já estou em contato com o governo brasileiro para montar alguma espécie de projeto conjunto.

Seja qual for o governo que controle a Grécia, a realidade é que o país não saiu da recessão. Quais serão as prioridades a partir de agora ?

Primeiro devemos começar a aplicar o pacote de resgate da UE. Não há outra alternativa. Depois, é priorizar a área social. Só assim conseguiremos voltar a ter estabilidade e a crescer.