Título: EUA dizem que Irã mente ao negar reunião em NY
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2011, Internacional, p. A12
Os EUA afirmaram ontem que o Irã "falta com a verdade" ao negar que houve um diálogo entre representantes dos dois países na ONU sobre o suposto plano de Teerã para matar o embaixador da Arábia Saudita em Washington. Já os iranianos insistem que tudo não passa de uma invenção dos americanos.
No Congresso, membros dos dois partidos pediram um endurecimento ainda maior no isolamento do Irã e também da Síria, considerada o principal aliado do regime de Teerã no Oriente Médio. Não está descartada a possibilidade de uma nova rodada de sanções contra os iranianos no Conselho de Segurança da ONU.
"Mais uma vez confirmo que nos reunimos com os iranianos. Todo o esforço para negar isso apenas indica como eles faltam com a verdade", disse ontem Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado.
O encontro, segundo os americanos, ocorreu na quinta-feira. A representante dos EUA foi a embaixadora na ONU, Susan Rice, que teria se reunido com o seu par iraniano.
Não foi informado por Washington o teor da conversa entre os dois lados. Membros da missão iraniana nas Nações Unidas disseram que nenhum diálogo ocorreu. Na terça-feira, os EUA tornaram públicas as investigações sobre um suposto plano da força de elite Al-Quds, do Irã, para matar o embaixador saudita. O Irã nega.