Título: Crise política fez fortuna de ex-dirigente diminuir
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/11/2011, Economia, p. B3

O império midiático de Berlusconi, Mediaset, já perdeu metade de seu valor em seis meses correspondente de O Estado de S. Paulo em Genebra Silvio Berlusconi, o empresário, também sofre com a crise do político Silvio Berlusconi. Seu império midiático, a Mediaset, já registrou na semana passada uma perda de 12% no valor de suas ações na Bolsa de Milão depois de anunciar que renunciaria ao cargo de primeiro-ministro da Itália. Em seis meses, o grupo já perdeu metade de seu valor.

Na terça-feira, quando pela primeira vez indicou que renunciaria, Berlusconi estava reunido justamente com os dirigentes de seu grupo, entre eles sua filha Marina, CEO da Fininvest.

Nos anos 90, a revista Forbes indicou que a fortuna de Berlusconi havia passado de 2 bilhões em 1994 para 13 bilhões em 2000, justamente nos anos que mais tempo passou no cargo de primeiro-ministro. Com maioria no Parlamento, conseguiu aprovar uma série de leis para blindar seus negócios e que chegavam a desafiar as próprias regras estabelecidas pela União Europeia.

Prejuízo. Desde 2008, a crise já o fez perder 5 bilhões. Suas empresas cotadas na Bolsa de Milão já se desvalorizaram em 1,1 bilhão apenas neste ano. Há dois meses, quando um jornalista questionou Berlusconi se ele não estava preocupado com as quedas nas ações de empresas italianas e se isso não era um sinal da fragilidade do País, o então primeiro-ministro respondeu com toda sinceridade. "Claro. Eu também estou muito angustiado pela volatilidade das Bolsas. Tenho três empresas cotizadas", declarou.