Título: Ocupe Wall Street reúne 5 mil diante da prefeitura
Autor: Chacra, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/11/2011, Economia, p. B9

Manifestantes queriam cruzar a Ponte do Brooklyn, mas foram impedidos pela polícia

No maior protesto desde o início do Ocupe Wall Street, cerca de 5 mil pessoas se reuniram diante da prefeitura de Nova York no início da noite ontem para celebrar o aniversário de dois meses do movimento. O objetivo era cruzar a Ponte do Brooklyn pela pista dos carros, mas a polícia os impediu, direcionando os manifestantes pela passarela de pedestres sobre a ponte que liga Manhattan ao Brooklyn.

Pela manhã, os ativistas do Ocupe Wall Street fracassaram na tentativa de tentar fechar a Bolsa de Valores de Nova York. Em meio a choques com os policiais, pelos menos cem pessoas foram presas no aniversário de dois meses das manifestações contra o capitalismo e a desigualdade social. Outras ações ocorreram em Los Angeles, Washington, Dallas, Filadélfia e Oakland. À tarde, eles também organizaram manifestações no metrô.

A onda de protestos começou pouco depois do amanhecer, quando centenas se reuniram no Zuccotti Park e marcharam em direção à Bolsa de Valores, a poucos quarteirões de distância. O objetivo era impedir que os trabalhadores do mercado financeiro conseguissem chegar ao prédio simbólico do capitalismo dos Estados Unidos.

Diante da ameaça, a polícia montou barricadas e impediu o acesso dos ativistas. Aqueles que obstruíram o trânsito e as calçadas ou não respeitaram ordens foram detidos. Alguns provocavam os policiais, chamando-os de "nazistas". Os organizadores do movimento acusaram a polícia de ter sido agressiva em determinados momentos, além de prender inocentes.

Depois do protesto matutino, os manifestantes, aos gritos de "Nós somos os 99% (segundo eles, explorados pelo 1% mais rico da população)", retornaram ao Zuccotti Park, centro dos protestos desde setembro. Por volta das 11 horas, houve um início de confusão quando os ativistas tentaram retirar as grades de proteção colocadas pela polícia e partiram para cima dos policiais, que reagiram sem violência.

Adesão reduzida. Apesar da divulgação, o movimento não consegue encher o parque. Pelo menos metade da área estava vazia. Algumas dezenas de pessoas se concentraram em uma das esquinas do parque, onde havia uma roda de música. O número de policiais, jornalistas e curiosos aparentemente era maior.

Um dos mais duros golpes contra o Ocupe Wall Street foi a proibição de armar tendas e usar sacos de dormir no Zuccotti Park, renomeado pelos manifestantes de Liberty Park (Parque da Liberdade, antigo nome da pequena praça). Desde a proibição, pouco mais de duas dezenas de ativistas passam a noite no local. Idealizado pela revista canadense Adbusters, o Ocupe Wall Street não tem líderes. A inspiração são os levantes que derrubaram Hosni Mubarak, no Cairo, e o protesto dos indignados, na Espanha.