Título: PT lança estratégia Haddad pelo País
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/11/2011, Nacional, p. A7

Assim como em São Paulo, onde evitou prévia e costurou acordo a favor do ministro, sigla não quer disputa interna em outras capitais

A exemplo do que ocorreu em São Paulo, onde o PT enterrou as prévias para escolher o candidato para a Prefeitura paulistana em 2012, o partido trabalha para evitar eleições internas em outras capitais do País.

Em Porto Alegre, embora o PT tenha dois pré-candidatos à prefeitura, os deputados estaduais Adão Villaverde e Raul Pont, a sigla já decidiu que a escolha será por consenso ou por votação de 350 delegados municipais.

O partido tem evitado prévias no Rio Grande do Sul desde as disputas de 1998 e 2002, quando Olívio Dutra e Tarso Genro brigaram pela indicação para concorrer ao governo estadual, com uma vitória para cada um.

"Só serei candidato se for por consenso e para ir até o fim", afirma Pont. Aliados do ex-prefeito temem que Villaverde possa virar candidato a vice de Manuela D"Ávila (PC do B). "Nossa candidatura é para a cabeça de chapa", ressalta Villaverde.

O PT também não deve fazer prévias no Recife. "Ao contrário do que ocorreu em São Paulo (onde a direção costurou a desistência de outras pré-candidaturas em favor do ministro da Educação, Fernando Haddad), no Recife não há pré-candidaturas, exceto a do próprio prefeito da capital", disse o presidente estadual do PT, deputado Pedro Eugênio.

O prefeito João da Costa enfrenta problemas de popularidade. A fragilidade dá brecha para surgirem outros quadros petistas, como o senador Humberto Costa. Para ele, a definição de Haddad a tanto tempo da eleição, o deixa "na alça de mira".