Título: Parceria com FHC em 1994 permitiu acesso da sigla ao poder
Autor: Bresciani, Eduardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2011, Nacional, p. A8

Criação do PSD pelo prefeito de SP, Gilberto Kassab, foi mortal para o DEM, que perdeu quadros importantes

O DEM tem como origem uma dissidência da Arena, partido que deu sustentação à ditadura militar. O PFL foi criado em 1985 e ajudou a eleger no colégio eleitoral o peemedebista Tancredo Neves como presidente.

O partido teve nome próprio na disputa em 1989 – Aureliano Chaves -, mas a campanha foi tão atribulada que se cogitou até a troca do candidato. Aureliano Chaves acabou obtendo um resultado pífio nas urnas, menos de 1% dos votos e a 9ª posição.

Em 1994, o PFL apoiou o tucano Fernando Henrique Cardoso e elegeu Marco Maciel como vice-presidente. A parceria com tucanos estremeceu ao fim do mandato de FHC, quando o então PFL preparava-se para lançar Roseana Sarney à Presidência.

Operação da Polícia Federal em 2002, resultou na apreensão de R$ 1,3 milhão de reais na sede da construtora Lunus, em São Luís (MA), empresa de propriedade de Roseana e do marido dela, Jorge Murad. A candidatura naufragou.

Tucanos e pefelistas voltaram a se encontrar na eleição presidencial de 2006. Geraldo Alckimin (PSDB) cedeu a vice ao PFL. Em 2010, José Serra repartiu a parceria com a sigla, já batizada de DEM. Desgastado com o sucesso do governo Lula, o partido decidiu mudar de nome em 2007, virando Democratas.

A mudança não impediu um resultado eleitoral ainda pior em 2010. Rachado por uma guerra entre correntes, o DEM se esfacelou quando o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab deixou a legenda para fundar o PSD. Dos 43 deputados federais, quase metade embarcou no PSD.

E.B.