Título: América do Sul terá o 7º maior crescimento
Autor: Gerbeli, Luiz Guilherma
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/10/2011, Economia, p. B8

A América do Sul deverá ter o sétimo maior crescimento este ano entre as 19 regiões analisadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Os países sul-americanos deverão crescer, em conjunto, 4,9%, ante 6,6% verificado no ano passado.

O maior crescimento sul-americano será o da Argentina (8%), enquanto a Venezuela crescerá 2,8% e terá o pior desempenho da região.

Na avaliação do professor Celso Grisi, da Fundação Instituto de Administração (FIA), poderia haver na região uma maior integração entre os países, o que seria benéfico para a economia local. "É possível construir uma região mais próspera e justa. Em alguns casos, o Brasil poderia parar de virar as costas para alguns vizinhos do continente", afirmou Grisi.

A região que deverá ter um crescimento mais alto em 2011, segundo o levantamento do FMI, será o sul da Ásia. A previsão de alta é de 7,2%, ante um avanço de 9,2% no ano passado. Na sequência, estão os países da região das Ilhas Pacíficas (6,7%) e o leste asiático (6,4%). Na lanterna do crescimento estão a Europa Ocidental (1,5%) e a América do Norte (1,8%).

A perspectiva para o mundo é de um crescimento de 4% este ano, e que deverá ser mantido em 2012. No ano passado, a expansão do PIB mundial foi de 5,1%, depois de um recuo de 0,7% em 2009, como efeito da crise internacional. / L.G.G.