Título: Dilma não quer mexer nos contratos em vigor
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2011, Economia, p. B7

Renato Casagrande, governador do ES, esteve com a presidente e pediu que o Planalto seja mais ativo na negociação sobre a nova lei dos royalties

A divisão dos royalties do petróleo do pré-sal deve ter "uma solução negociada" e não pode mexer nos contratos que estão em vigor. Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), esses foram os dois parâmetros estabelecidos pela presidente Dilma Rousseff para negociar com os governadores a nova lei dos royalties.

Casagrande pediu à presidente que participe mais ativamente da discussão sobre a distribuição dos royalties do petróleo e avisou que se houver rompimento de algum contrato o seu Estado vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que não haja perda de receita prevista.

A proposta de lei dos royalties, já votada no Senado, prevê redistribuir ganhos das receitas do Rio e do Espírito Santo com contratos em vigor de poços em exploração. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB, também já disse que recorre ao STF se mexerem nos contratos em vigor. A nova lei está para ser votada na Câmara.

Casagrande esteve ontem no Palácio do Planalto para conversar com a presidente sobre a questão. Segundo ele, Dilma espera que Estados produtores e não produtores encontrem uma "solução negociada" para a distribuição das receitas do petróleo. "Ela quer uma solução negociada. Ela é contrária ao rompimento de contratos", disse o governador do Espírito Santo.

O Planalto, porém, não pretende tratar deste assunto no momento porque quer todas suas forças concentradas na aprovação de outras matérias no Congresso, como a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e o Orçamento. "Isso é assunto para 2012", disse um assessor palaciano.

Em entrevista, o governador capixaba defendeu um maior prazo para discussão da divisão dos royalties. "Temos que ter um tempo para continuar tentando uma negociação. Esse é um assunto que mexeu muito com as emoções do Congresso Nacional. Nós precisamos de um pouco mais de racionalidade".

Casagrande acrescentou que é preciso buscar esse entendimento, para que se preserve as receitas dos Estados e municípios produtores e que aponte para uma melhor distribuição de fato para o futuro.

Depois de defender uma maior presença do Planalto nesta discussão, o governador acentuo: "Cabe a nós, governadores, ao Congresso Nacional, aos líderes e aos congressistas, criar esse ambiente. Mas, sem sombra de dúvida, a entrada e o interesse do governo podem ajudar, e muito, a busca de uma solução".

Maia reúne PT. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), vai reunir a bancada petista hoje para discutir o tema da nova divisão dos royalties do petróleo.

O encontro, pedido pelo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), tem o objetivo de unificar a posição do partido sobre o tema. Na visão de Maia, a legenda precisa construir uma posição única, não deixando-se levar pelas paixões regionais./

Siga o @EstadaoEconomia no Twitter + ECONOMIA --------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

10:20 Dilma assina primeira concessão de ... 10:13 Petróleo sobe com tensões geopolíticas 10:05 Focus melhora estimativa para déficit ... 10:01 OCDE prevê recuperação para Alemanha em 2012 09:59 Dólar deve fechar ano a R$ 1,75, ... 09:55 OCDE diz que BCE deveria cortar juros 09:55 Mercado financeiro eleva previsão para ... 09:51 Comissão Europeia nega que Itália ... 09:49 OCDE reduz previsão para crescimento mundial 09:44 Cresce otimismo no setor de materiais ...

--------------------------------------------------------------------------------

+ COMENTADAS + LIDAS 01 Petrobras busca reajuste de combustíveis via redução...02 Euro terá regras orçamentárias mais duras, diz...03 Não é hora de parar de consumir...04 Petrobrás detecta vazamento de gás em plataforma...05 Manifestação paralisa obras em Belo Monte...06 Aumento do mínimo injeta R$ 64 bi...07 Brasil será 4ª economia do mundo em...08 China recusa supercargueiros da Vale...09 China recusa supercargueiros da Vale...10 Itália é forçada a pagar os juros...01 Alemanha aprova saída de países da zona do euro 02 Nota Fiscal Paulista tem consulta liberada 03 Perfil na web impressiona mais que inglês fluente 04 Dívida de brasileiro é recorde; BC incentiva crédito 05 S&P eleva classificação de risco do Brasil 06 Poder de compra do brasileiro ganha visibilidade 07 Os 11 maiores salários do País 08 'Brasil é a versão 2.0 da Espanha de 2003' 09 Múltis trazem dinheiro 'disfarçado' de investimento 10 Fim do euro levaria Europa de volta para 1950