Título: Bope anuncia código de conduta para a Rocinha
Autor: Junqueira, Alfredo
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/11/2011, Metrópole, p. C7

Comandante foi aplaudido ao informar que os bailes funk não estavam proibidos na comunidade, mas barulho teria de ser moderado depois das 22h

Em um encontro que reuniu mais de 600 moradores da Rocinha, o comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), coronel René Alonso, divulgou um novo "código de conduta" para a comunidade. E foi aplaudido ao pedir que todos cantassem o Hino Nacional; ao informar que a comunidade não estava sob toque de recolher e os bailes funks não estavam proibidos; e ao dizer que o barulho teria de ser moderado depois das 22h.

"Eventos precisam de organização e autorizações concedidas por órgãos públicos", explicou o comandante. "Também precisamos entender que, por melhor que esteja a nossa festa, muitos dos nossos vizinhos precisam acordar às 6h", alertou.

O coronel René também destacou procedimentos para os próximos três meses e pediu colaboração. Ele disse entender que as revistas pessoais e domiciliares incomodam, mas garantiu que a prática visa à segurança da comunidade. Após a ocupação dos Morros da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu, no sábado, os policiais têm como objetivo a localização de armas e drogas e a prisão de traficantes e demais bandidos escondidos.

Segundo René, a ocupação da Rocinha é um exemplo para o mundo inteiro e, a partir de agora, a comunidade poderá conhecer integralmente os valores dos direitos humanos e da democracia. "É inconcebível que estivéssemos morrendo e matando como estava acontecendo. Que país é esse em que achamos isso normal?", questionou o comandante do Bope.

Motos. O anúncio de que a tropa de elite da PM proibiria a circulação de motos e outros veículos que não estivessem de acordo com a legislação provocou reação imediata. Parte do público era de mototaxistas. Preocupados com a fiscalização, muitos saíram após o discurso para debater as mudanças e pedir informações a outros oficiais.

Já foram recuperadas 132 armas - 75 fuzis, além de pistolas, carabinas e submetralhadoras.