Título: Desde 2010, gregos já retiraram quase 50 bilhões do país
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2011, Economia, p. B3

Diante da crise, da indefinição política e da queda importante na renda, os gregos correm aos bancos para retirar seus depósitos. Dados oficiais do Banco Central da Grécia indicam que, desde 2010, correntistas gregos e empresas já retiraram dos bancos do país quase 50 bilhões. Parte do dinheiro foi enviada ao exterior, por segurança, enquanto uma parcela menor está sendo usada pelo cidadão comum para, pelo menos, pagar as contas.

A fuga de capital é equivalente a todo o dinheiro que a Grécia precisaria para rolar sua dívida em 2012. Mas, temendo um colapso nas finanças do país, milhares de gregos estão mais preocupados em salvar as próprias finanças.

Em janeiro de 2010, os bancos gregos tinham nos cofres 233 bilhões em depósitos. Já em setembro do ano passado, a queda era acentuada e os bancos tinham apenas 187 bilhões. Em apenas sete meses, os bancos haviam perdido 20% da base de capital. No início de 2011, o volume se estabilizou, mas não voltou aos níveis anteriores à crise.

Com a nova turbulência, a fuga de capital voltou a ocorrer. Apenas em setembro deste ano, os gregos retiraram das contas mais de 5 bilhões. Hoje, os depósitos estão em apenas 183 bilhões. A situação tem exigido dos bancos medidas radicais para evitar uma quebra. / J.C.