Título: Previsão é de consolidação da liderança
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/11/2011, Negócios, p. B18

Mesmo que o Brasil não venha a colher uma safra em patamares recordes em 2011/2012, ou que os EUA voltem a ter uma grande produção em 2012/2013, o que permitiria a retomada do posto de maior exportador, as previsões são de que, em algum momento em um futuro próximo, os brasileiros consolidarão sua posição de dominância no ranking global da soja.

"Não imagino que os Estados Unidos terão potencial para acompanhar o crescimento do Brasil. O Brasil tem 70 milhões de hectares de novas áreas com alto potencial de plantio de soja", disse o diretor-presidente da SLC Agrícola, Arlindo de Azevedo Moura.

Segundo o principal executivo de uma das maiores produtoras brasileiras de grãos e oleaginosas, com plantio de 117 mil hectares de soja em 2011/2012, os EUA até "poderão voltar a superar o Brasil, por um ano ou dois, mas... em seis anos, sete anos", o País superará os americanos. "E não vai ter nenhum país do mundo próximo para pegar o lugar do Brasil."

O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, disse que essa é uma situação "esperada não só pelos brasileiros, como pelos demais players, tanto os americanos como os principais importadores".

"Tanto assim que tem havido interesse chinês em fazer investimentos... E há uma expectativa de novos anúncios para o ano que vem, já antevendo a hipótese de o Brasil se consolidar como o maior fornecedor de soja."

Porto ressaltou que o crescimento na produção brasileira tem se baseado também em ganhos de produtividade, especialmente após a introdução das variedades transgênicas, e que o aumento da safra do País no futuro será em áreas de pastagens degradadas, sem a necessidade de desmatar o bioma amazônico. / REUTERS