Título: Em jogo, o equilíbrio entre democracia e secularismo no Egito
Autor: Sant"Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2011, Internacional, p. A14

Manifestantes veem a nova onda de protestos como a continuação de uma revolução inconclusa

Cenário: Lourival Sant'Anna

Khalil Hamra/APMultidão carrega corpo de manifestante morto no Cairo CAIRO - Os manifestantes veem a nova onda de protestos como a continuação de uma revolução inconclusa, a batalha final contra o verdadeiro inimigo: a cúpula militar. As últimas atitudes do marechal Mohamed Tantawi apenas comprovaram o déjà vu. Primeiro, veio a repressão. Agora, Tantawi faz concessões tardias.

Durante nove meses, o amplo espectro da sociedade que derrubou Hosni Mubarak esperou a definição de um calendário que conduzisse à transição democrática, entendida como a transferência do poder dos militares para os civis. Nesse período, assistiram à consolidação do poder dos militares, mais ocupados em conformar a nova Constituição aos seus interesses. O auge desse processo foi a divulgação, no início do mês, de um plano que dava aos militares poderes para nomear 80% dos constituintes, esvaziando o novo Parlamento e blindando as Forças Armadas da ingerência dos civis.

Curiosamente, os liberais pensaram que os militares pudessem ser a garantia do Estado secular, como na Turquia. Por isso, os protestos foram lançados pela Irmandade Muçulmana, cujo novo partido, Liberdade e Justiça, é favorito nas eleições. O medo de ganhar e não levar os levou às ruas e, em seguida, os tirou - diante do risco de cancelamento das eleições. Por isso, este é um momento definidor: está em jogo não só o papel dos militares, mas o difícil equilíbrio entre democracia e secularismo.