Título: FMI cria novas linhas de crédito para país em crise
Autor: Netto, Andrei
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/11/2011, Economia, p. B9

WASHINGTON - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou ontem a reforma de suas principais linhas emergenciais de financiamento diante do agravamento da crise europeia. "O FMI foi chamado a melhorar sua caixa de ferramentas de empréstimos para ajudar seus membros a dar conta da crise. As novas ferramentas nos darão capacidade de responder mais rápido e de forma eficaz em benefício de todos os nossos membros", afirmou, em nota, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde.

Nessa reforma, o FMI substituiu a Linha de Crédito de Precaução (PCL, na sigla em inglês) por uma versão mais flexível e capaz de atender não só a "necessidades potenciais" de financiamento do déficit de balanço de pagamentos, mas também a crises já em andamento.

A nova Linha de Precaução e de Liquidez (PLL) poderá ser usada para garantir liquidez em curto prazo, de menos de seis meses, ao país afetado. Nesse caso, o limite de crédito será de 250 vezes o valor da cota anual do país. Em situações especiais, nas quais a crise seja gerada por choques externos, esse teto poderá ser elevado para 500 vezes. A PLL poderá ainda ser demandada para uma ajuda mais robusta e de prazo mais largo, de 12 a 24 meses. O país teria acesso a um montante que pode alcançar 1.000 vezes o valor da cota anual. Essa modalidade estaria sujeita a revisões semestrais.

Ambas as versões do PLL têm como contrapartida o compromisso do país beneficiado com políticas de reforço dos fundamentos econômicos e de suas instituições. "Este é um passo a mais para a criação de uma rede efetiva de segurança financeira mundial para lidar com o aumento da interconexão no mundo." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.