Título: Bancos franceses devem aceitar ajuda de 15 bi
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/10/2011, Economia, p. B16

Governo da França também pediu ao alemão Deustsche Bank para levantar capital novo

Os cinco maiores bancos franceses estão preparados para aceitar entre 10 bilhões e 15 bilhões do governo, como parte dos novos esforços para elevar a posição de capital dos bancos da zona do euro, reportou o jornal alemã Frankfurter Allgemeine Zeitung, citando fontes do mercado financeiro. O governo francês está ainda pedindo ao Deutsche Bank, o maior banco listado na França, para levantar capital novo, diz o jornal.

A demanda por capital novo segue-se à mudança no foco da crise de dívida da zona do euro para preocupações sobre a estabilidade dos cedentes de crédito, que enfrentam acesso restrito ao mercado de empréstimo interbancário.

Os bancos da Alemanha e da França estão em condições particularmente difíceis, diante da ampla exposição à Grécia, assim como o banco franco-belga Dexia, que corre o risco de ser cindido por problemas de liquidez.

O porta-voz do Deutsche Bank recordou as declarações recentes do presidente do Deutsche Bank, Josef Ackermann, que descartou o uso de capital novo ou intervenção do governo a favor do banco. O Deutsche Bank, que se distinguiu de outras instituições alemãs ao esquivar-se de ajuda do governo durante a crise financeira, não precisa de capital novo, disse Ackermann.

O governo francês quer acesso ao fundo de resgate europeu para dar suporte ao sistema bancário e para comprar bônus soberanos. A Alemanha, entretanto, quer estabelecer limites ao acesso dos países ao Fundo de Estabilidade Financeira Europeia. / DOW JONES NEWSWIRES