Título: Lula saberá em dezembro se químio foi eficaz
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/11/2011, Nacional, p. A7

Segundo etapa do tratamento contra câncer na laringe foi iniciada ontem no Sírio-Libanês

Com o novo visual, sem barba e careca, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou ontem, no Hospital Sírio-Libanês, a segunda etapa de quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. O petista deve receber alta na tarde de hoje e voltar ao apartamento em São Bernardo do campo. Na segunda semana de dezembro, segundo integrantes da equipe médica, Lula será submetido a um exame clinico para avaliar se os resultados do tratamento são satisfatórios.

Nas últimas semanas, Lula permaneceu em seu apartamento, onde tem recebido autoridades e amigos. A equipe médica pretende insistir, nos próximos dias, para que o ex-presidente saia de sua residência e retome a rotina normal, inclusive despachando na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Repetindo o procedimento médico adotado na primeira ciclo quimioterápico, Lula continuará a receber medicamentos até o próximo fim de semana por meio de uma bomba de infusão ligada a um cateter inserido sob a pele no ombro direito.

A expectativa dos médicos e que em janeiro Lula inicie as sessões de radioterapia. O tratamento contra o câncer deverá ser finalizado apenas em fevereiro de 2012.

O secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, visitou ontem o ex-presidente e afirmou que os médicos consideram positivos os resultados do tratamento até o momento. "Ele está interirado e presente no cenário político brasileiro", afirmou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que também foi ao hospital.