Título: Rio+20 será no fim de junho, no Riocentro, afirma ministro
Autor: Werneck, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/12/2011, Vida, p. A24

Após mudança de data, evento coincidirá com congresso de dentistas e ameaça esgotar oferta de hospedagem na Barra

O ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional do Comitê de Organização da RiO+20, afirmou ontem que "não há dúvida" de que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável será no Riocentro, na Barra da Tijuca, zona oeste, de 20 a 22 de junho de 2012, com a ocorrência de reuniões técnicas desde o dia 13.

Segundo ele, "estão bem encaminhadas as negociações" com os responsáveis pelo congresso internacional de odontologia marcado para o mesmo período .

A coincidência de datas ocorreu após "a mudança dos dias da conferência, solicitada à ONU pela Presidência da República. A

RiO+20 estava prevista para o início de junho. O problema

de agenda foi publicado ontem na coluna Direto da Fonte.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio,Alfredo Lopes, disse que a cidade não dispõe de quartos para os dois eventos ao mesmo tempo. "Foram sugeridas várias opções pelo governo federal, em conjunto com a gente, como transferir o congresso médico para julho", declarou.

Procurados pela reportagem, os responsáveis· pelo congresso de dentistas optaram por não se pronunciar, alegando que ainda não há uma definição. A assessoria de imprensa do Riocentro informou que possui estrutura para abrigar os. dois eventos simultaneamente, mas ressalvando que aguarda um posicionamento do Itamaraty.