Título: Empresa passará por auditoria de padrão internacional, diz Minc
Autor: Thomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/11/2011, Vida, p. A26

O Secretário Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, o ex- ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, afirmou ontem que companhia petrolífera norte-americana Chevron será notificada na segunda-feira sobre a realização de uma auditoria "de padrão internacional" em todas suas instalações que operam no litoral do Estado. Minc fez as declarações após participar do Seminário Nacional de Energia Solar, na sede da Fecomercio-RJ.

"Ela (a Chevron) vai pagar. Deve custar algo em torno de US$ 5 milhões", disse Minc. "Primeiro será a Chevron, depois serão todas as outras empresas (petrolíferas) que operam no Rio", acrescentou. "Elas serão notificadas logo em seguida."

O secretário lembrou que essa exigência não é novidade, pois está prevista em lei estadual e já foi feita a companhias brasileiras, como a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

"Numa entrevista coletiva com a imprensa estrangeira, dois dias atrás, perguntaram se eu não estava dando muita dura porque a Chevron é americana. Eu disse que estão confundindo, que aqui não tem chavismo", reforçou o ex-ministro de Lula.

Minc também afirmou que, na terça-feira, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai ingressar com uma ação civil pública indenizatória contra a Chevron.

"O teto mínimo é de R$ 100 milhões. Estamos reunindo dados da biologia marinha que foi afetada."