Título: Estadão é de novo o jornal mais admirado do País
Autor: Gazzoni, Marina
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/12/2011, Economia, p. B18

Pelo terceiro ano seguido, jornal lidera o ranking elaborado pela Grupo Troiano, com a maior pontuação entre todos os veículos

O 'Estado de S. Paulo' lidera, pelo terceiro ano consecutivo, o ranking dos jornais mais admirados do País, elaborado pelo Grupo Troiano de Branding e publicado na revista 'Meio & Mensagem'. A pontuação do 'Estado' no Índice de Prestígio da Marca (IPM) foi a maior entre todos os veículos pesquisados em seis categorias - 73,1.

"No caso dos jornais, os critérios mais relevantes foram credibilidade, conteúdo e independência editorial. O Estado foi muito bem nesses quesitos", diz o presidente do Grupo Troiano, Jaime Troiano.

O levantamento está na 12.ª edição, e o Estado foi líder em oito dessas edições. Foi feito por meio de um questionário com mil profissionais do setor de comunicação e marketing. Eles avaliaram os veículos de comunicação com base em nove critérios, como credibilidade, ética, conteúdo editorial e criatividade, e definiram quais deles são mais relevantes para cada meio. O IPM é o resultado de uma média ponderada da nota dos veículos.

"Ser novamente a mais admirada é um reconhecimento dos anunciantes e das agências da relevância da marca Estadão no mercado paulista e brasileiro", diz Silvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado. "É o fechamento de um ano de transformações para um mundo cada mais multimeios e multiplataformas: no papel, na rádio, no tablet, na internet, em textos, fotos, áudios e vídeos. Tudo isso com a qualidade de 137 anos do Estadão de sempre."

Para Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado, "é impressionante a relevância dos jornais na sociedade brasileira, fato comprovado pela altíssima pontuação do meio na pesquisa, que mapeia atributos como credibilidade, qualidade e independência". "Ficamos felizes por termos, além da rádio Eldorado muito bem colocada, a marca Estadão no 'top 10' da internet brasileira, ao lado dos grandes portais de serviços. O Estadão.com é puro conteúdo jornalístico, próprio e com nossos parceiros", completa.

"O jornal é o meio de maior prestígio entre os profissionais de marketing e comunicação", diz Troiano. Para ele, a posição de destaque de um veículo na pesquisa significa que os profissionais do setor olham seu espaço publicitário como o que mais contribui para fortalecer uma marca. "As marcas querem fazer com que o prestígio de um veículo migre para elas", diz.

No levantamento, em segundo lugar ficou o jornal Folha de S. Paulo, seguido do Valor Econômico, O Globo e Zero Hora.

Outras categorias. Desde a primeira edição da pesquisa, a Rede Globo, a Veja e a CBN se mantêm como as marcas mais prestigiadas nas categorias emissora de TV aberta, revista e rádio.