Título: Reportagens deram origem à investigação policial na Bahia
Autor: Portela, Marcelo
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/12/2011, Nacional, p. A10

Segundo o promotor que cuida do caso, após a publicação de matérias surgiram denúncias e foi iniciada a apuração

A operação Terra do Nunca, desencadeada na manhã de ontem e que culminou na prisão de Marcos Valério e de outras 14 pessoas, foi originada por matéria publicada pelo Estado em 2005.

De acordo com o promotor do Ministério Público da Bahia, Carlos André Milton Pereira, a partir das reportagens da época começaram a surgir denúncias sobre o assunto, que passaram a ser apuradas. "Há 17 meses surgiram as provas materiais que permitiram a abertura do inquérito e a investigação oficial", afirmou.

Valério e seus ex-sócios na agência DNA Propaganda, Margaretti Farias de Queiroz Freitas, Francisco Marcos Castilho Santos e Ramon Hollerbach, desembarcaram pouco depois das 16 horas de ontem em Salvador.

Eles foram encaminhados à Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil (COE), para prestar depoimentos. Em seguida, foram levados ao Instituto Médico Legal, onde fizeram exame de corpo de delito, e à carceragem da Coordenadoria de Polícia Interestadual (Polinter), onde ficarão custodiados.

A operação foi desencadeada pela Polícia Civil da Bahia, com o apoio das polícias de Minas e de São Paulo e dos Ministérios Públicos estaduais.

Foram cumpridos 23 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, expedidos pelo juiz da comarca de São Desidério, Gabriel Moraes Gomes, a pedido do MP, em três Estados (Minas, Bahia e São Paulo). As investigações foram coordenadas pelo delegado de São Desidério, Carlos Ferro.