Título: Crises apressam marco regulatório, avisa Carvalho
Autor: Werneck, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/11/2011, Nacional, p. A10

Em meio aos escândalos que envolvem o repasse de recursos para organizações não governamentais, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, reconheceu ontem que as denúncias na imprensa vão acelerar o processo de elaboração de um marco regulatório para o setor. O trabalho deve estar pronto em 90 dias.

"Temos consciência de que precisamos ampliar as formas de controle e precisamos também que a sociedade participe desse controle", declarou Carvalho, para quem o governo aprendeu com a realidade.

Ao participar do encerramento de seminário para tratar da regulamentação do setor, em Brasília, dois decretos editados em setembro e em outubro pela presidente Dilma Rousseff "visavam separar o joio do trigo". Esse marco regulatório, prosseguiu o ministro, "permitirá que as entidades que são sérias trabalhem com tranquilidade".

Segundo ele, "o ambiente criado nesse diálogo dissolveu a impressão primeira de que o governo queria criminalizar as ONGs". E acrescentou: "Estamos com uma postura positiva de valorizar as ONGs. Sem elas nós não cumpriremos a nossa meta de construir uma nação digna, democrática." / TÂNIA MONTEIRO