Título: Coordenação de pré-campanha terá líderes locais
Autor: Gallo, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/11/2011, Nacional, p. A11

Com o objetivo de fortalecer a unidade no PT após a indicação para disputar a Prefeitura de São Paulo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, comprometeu-se a ceder espaço ao diretório municipal do partido na coordenação de sua pré-campanha. Em reunião na noite de anteontem, dirigentes petistas demonstraram entusiasmo com o comprometimento de Haddad com os ideais da legenda e como o trabalho de sua militância.

A avaliação dos líderes do PT paulistano é que Haddad afastou a imagem de "candidato em vôo solo" ou forasteiro". Setores do partido temiam que o ministro adotasse uma postura mais independente e selecionasse para sua coordenação de campanha apenas aliados próximos – o que poderia rachar o diretório municipal e reduzir as adesões a sua chapa.

"Ele não é um candidato com uma ligação orgânica com o PT, mas mostrou que valoriza o trabalho da direção do partido, o que ajuda a promover nossa unidade", avaliou o presidente municipal do PT paulistano, vereador Antonio Donato.

Haddad declarou estar comprometido com a participação do diretório municipal "nesse momento" e disse que pretende "envolver as forças vivas da cidade e do partido" no processo.

Leveza. Em conversas reservadas, os dirigentes do PT paulistano demonstraram entusiasmo com o fato de Haddad estar "mais solto" e confortável com a condição de candidato. Para eles, essa postura deve facilitar o envolvimento do ministro com os cabos eleitorais da capital paulista. "Ele demonstrou estar comprometido com a militância, o que ele já sinalizava, mas veio a confirmar nesse encontro de hoje (anteontem)", disse Décio Moraes, secretário de organização do diretório municipal.