Título: Consumo tem a 1ª queda desde 2008
Autor: Dantas, Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/12/2011, Economia, p. B3

Indicador caiu 0,1% na comparação com o segundo trimestre; consumo é responsável por 60% do PIB

O consumo das famílias enfraqueceu significativamente no terceiro trimestre, num sinal de que a desaceleração da economia está mais disseminada. O consumo das famílias é responsável por cerca de 60% do PIB.

O indicador caiu 0,1% na comparação dessazonalizada ante o segundo trimestre, no pior resultado desde o último trimestre de 2008 (-1,9%), em plena deflagração da crise global.

Em relação ao mesmo período de 2010, o consumo das famílias cresceu apenas 2,8% no terceiro trimestre, o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009. (2,3%). Nesta base de comparação, o resultado do terceiro trimestre foi bem pior do que os registrados desde o início de 2010 até o fim do primeiro semestre de 2011, que variaram entre um máximo de 8,5% e um mínimo de 5,6% (no segundo trimestre de 2011). Mesmo com a freada, o consumo das famílias teve o seu trigésimo segundo trimestre de expansão (ante iguais períodos dos anos anteriores), puxado por aumentos da massa salarial real (2,6%) e do crédito livre a pessoas (18,3%).

O consumo do governo recuou 0,7% no terceiro trimestre, ante o segundo (dessazonalizado), e cresceu 1,2% ante igual período de 2010. O PIB do terceiro trimestre somou R$ 1,05 trilhão em valores correntes

No dia em que o IBGE divulgou o enfraquecimento do consumo, a técnica em segurança do trabalho Karina de Moura Chagas, de 24 anos, estava na fila do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), no centro de São Paulo, tentando renegociar uma dívida de R$ 2,6 mil."Só posso comprar pagando à vista", conta. "O pior é que é mais difícil encontrar vaga na minha área em dezembro." Karina é apenas uma das cerca de 3 mil pessoas com dívidas atrasadas que têm procurado o SCPC, da Associação Comercial de São Paulo, este mês para tentar limpar o nome. / F.D. e MARCELO REHDER