Título: Desafio agora é qualificar a mão de obra
Autor: Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/12/2011, Economia, p. B6

Com tamanha demanda de mão de obra, Pernambuco corre atrás de qualificação. Empreendedorismo já é disciplina do curso médio das escolas estaduais. As universidades passaram a oferecer cursos de engenharia naval, petroquímica e tecnologia de união de materiais. Cursos técnicos em logística são disputados, com o envolvimento de instituições públicas, privadas e do sistema S (Sesi, Senai e Senac).

Desde 2008, foi necessário formar 2 mil soldadores por ano, frisa o secretário estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antonio Carlos Maranhão de Aguiar. Nos 15 anos anteriores, não passava de 100 por ano. "É um desafio, Suape tem hoje uma das maiores concentrações de trabalhadores por metro quadrado."

Para ele, a necessidade de qualificar mão de obra é um impacto positivo do complexo. Em 2006, a construção civil na região metropolitana empregava 36,8 mil pessoas. Em 2010, este número quase triplicou, chegando aos 96 mil. Na indústria de transformação, eram 87 mil empregados em 2006, chegando a 109 mil em 2010. Há uma estimativa, segundo ele, de que 76% da mão de obra hoje em Suape - especialmente nas áreas mais demandadas, de construção civil e metalomecânica - é de pernambucanos. "É um índice bastante razoável."/ A.L.